Quer vender mais? Adote essas 7 ações simples e sua equipe estará sempre motivada

Para se manter no caminho do sucesso precisamos de motivação e inspiração. No setor de vendas, principalmente. Até os mais experientes vendedores precisam estar sempre motivados para manter sua produtividade em alta.
Até mesmo porque um executivo comercial desmotivado é desafio pra qualquer gestor: gera baixa produtividade, prejudica o clima no ambiente de trabalho e pode afetar em cheio o resultado do negócio. Por isso, saber como motivar a equipe de trabalho é uma tarefa de sobrevivência para qualquer empreendimento.
Encontrar a motivação, porém, não é um bicho de sete cabeças. Selecionamos sete ações simples para motivar seus vendedores e mantê-los animados e focados em alcançar ótimos resultados.
1 Conheça seus colaboradores
Saber quem são seus colaboradores e suas expectativas é uma medida simples e eficaz para a motivação em vendas. Seus funcionários não são apenas números e, muito menos, iguais entre si. É papel do gestor promover conversas com os colaboradores e descobrir suas particularidades.
Cada pessoa tem razões diferentes para trabalhar melhor: aprendizado constante, flexibilidade de horário, reconhecimento, e etc. Cada um se sente motivado por fatores diversos. Identifique as diferenças e formule ações assertivas para sua equipe.
2 Defina metas realistas
Definir metas permite ao gestor ter um padrão para avaliar o desempenho da equipe e premiar os vendedores de maneira justa e eficiente. Mas, ao mesmo tempo que os objetivos devem ser desafiadores, eles precisam ser totalmente possíveis de serem alcançados. Uma meta impossível desmotiva a equipe, tendo o efeito contrário do esperado.
Acompanhe o desempenho e o progresso, seja individual ou coletivo. Isso vai contribuir para a construção de parâmetros que serão úteis para alcancar novas metas.
3 Dê feedbacks
É importante que você estabeleça uma constância de feedbacks sobre o trabalho da sua equipe. Ressalte os pontos positivos do trabalho que eles vêm realizando e tenha sensibilidade na hora das críticas. Se tiver alguma observação negativa a fazer, procure ressaltar que se trata de um comentário construtivo, com o objetivo de fazê-lo crescer.
4 Ofereça oportunidades de desenvolvimento
Incentive o crescimento profissional dos colaboradores, crie oportunidades para que eles aprimorem suas habilidades e se desenvolvam na carreira.
Cada profissional possui uma tendência para certas áreas de sua formação. Sempre que possível, incentive seu colaborador a procurar algo que ele se identifique e sinta prazer em se capacitar.
5 Motive pelo exemplo
Quando um colaborador vê alguém ao seu lado mais motivado, ele tem o combustível necessário para se colocar pra cima. Se você está infeliz no trabalho e se mostra inseguro, fica mais difícil motivar sua equipe. Evite transmitir negatividade e más vibrações, que reforçam os sentimentos de falta de propósito e desmotivação. Tente difundir somente sensações boas para sua equipe.
6 Se comunique de forma transparente
Uma comunicação transparente e o diálogo são importantes pilares da motivação da equipe. O processo de vendas é altamente mutável, por isso é fundamental que quem está em contato direto com ele todos os dias possa expressar sua opinião e sugerir melhorias.
Garantir um espaço de fala aos seus colaboradores, além de garantir o aperfeiçoamento do processo de vendas, ainda motiva o time.
7 Apresente os resultados
Mostrar os resultados do trabalho para a sua equipe é um motivador rápido e certeiro. Essa é uma ação mais comum em startups, que gera transparência e faz com que o colaborador se sinta parte daquela construção e do grande propósito da organização. Motive sua equipe de vendas dividindo os resultados e mostrando o retorno do esforço de cada um.
Conte para a gente, nos comentários, que outros métodos você utiliza para motivar o seu time.