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7 indicadores financeiros que todo gestor deveria ficar de olho

Conheça os 7 principais indicadores financeiros que você deve ficar de olho para saber se sua empresa está no caminho certo.
Mulher de negócios analisando indicadores financeiros

Quando um gestor de empresa conhece a fundo o desempenho do seu negócio consegue ter mais clareza e compreender melhor o que cada número significa. Entender o significado de gastos, receitas de vendas, despesas, investimentos e custos dão uma visão mais completa e segura do cenário da sua empresa.

Mas como realizar essa análise? Os indicadores financeiros são métricas e mecanismos que geram informações financeiras importantes para a sua empresa. Eles fornecem um diagnóstico real para que o gestor saiba se está no caminho certo ou se precisa ajustar suas estratégias.

O Inventas reuniu os 7 principais indicadores financeiros que você deve ficar de olho na sua empresa. Confira a seguir.

1 Faturamento

A soma de todas as vendas ou serviços prestados por uma empresa num determinado período se chama faturamento. Este é um dos principais indicadores financeiros para mensurar a saúde financeira do seu negócio. O cálculo pode ser feito uma vez ao mês ou anualmente.

O faturamento avalia o desempenho das vendas e expõe se a empresa está conseguindo gerar caixa suficiente para cobrir seus custos e lucrar. Também funciona como base de cálculo para determinar os impostos que a empresa deve pagar ao governo, dependendo da natureza jurídica e regime tributário.

Existem dois tipos de faturamento que podem ser calculados: o bruto e o líquido. O cálculo do faturamento bruto, é igual a multiplicação do preço de venda do produto ou serviço pelo total de unidades vendidas no período escolhido.

Faturamento bruto = Preço de venda x Quantidade vendida

Quando calculamos o faturamento bruto menos as deduções de vendas e impostos, temos o faturamento líquido.

Faturamento líquido = Faturamento bruto – Deduções de vendas – Impostos

2 Ticket médio

O ticket médio é o indicador financeiro relacionado que vai te mostrar quanto você está faturando por cliente. Ele permite compreender melhor seu negócio e descobrir se sua empresa está vendendo itens de maior ou menor valor e, assim, descobrir se você deve focar sua estratégia mais na quantidade ou na qualidade.

Ticket médio = Faturamento total / Número de vendas do período

De modo geral, o ticket médio é um indicador muito útil para fazer o planejamento de vendas do negócio e entender se é mais vantajoso aumentar o gasto por cliente ou atrair novos clientes, por exemplo.

3 Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio indica o momento em que a receita líquida da empresa é exatamente igual à soma dos custos e despesas, ou seja, quando o lucro líquido é igual a zero. Ele serve para estimar quanto a organização precisa vender para pagar suas operações sem nenhum prejuízo.

Vale ressaltar que este indicador não é a meta de nenhuma empresa. O ponto de equilíbrio fornece uma referência para descobrir a partir de que ponto a empresa vai começar a dar lucro.

Ponto de equilíbrio = Custos e despesas fixas ÷ Margem de contribuição

4 Lucratividade

A lucratividade indica quanto um negócio verdadeiramente ganhou em relação a tudo o que recebeu. Isso acontece porque, numa venda, o preço cobrado nunca é totalmente destinado à empresa, pois é descontado antes os custos com mão de obra, estrutura, fabricação ou compra.

Este indicador serve para entender a relação entre o valor do lucro líquido e o valor das vendas. A porcentagem resultante do cálculo pode ser usada para avaliar a capacidade da empresa de gerar lucro para sócios e acionistas, além de servir como parâmetro para comparações com a concorrência.

Lucratividade = Lucro líquido / Receita líquida x 100

5 ROI

Um dos indicadores mais populares, o ROI representa o retorno sobre o investimento. Ele é a relação entre a quantidade de dinheiro que você ganha como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido. É através deste indicador que a empresa descobre qual foi o ganho ou perda obtido para cobrir os custos envolvidos na aplicação dos recursos e ainda ter retorno financeiro.

Esse cálculo serve para medir o retorno do valor investido em produtos, serviços, campanhas, treinamentos e qualquer atividade da sua empresa.

ROI = (Ganho obtido – Valor do investimento) / Valor do investimento x 100

6 Margem de lucro

Se você quer saber como determinada marca está atuando no mercado, um indicador fundamental a ser analisado é a margem de lucro. Por definição, é a porcentagem adicionada aos custos totais de um produto ou serviço, formando o preço final da comercialização e definindo a porcentagem de lucro que a empresa terá sobre aquela venda.

É um indicador financeiro que está muito ligado à formação de preços, lucratividade e vantagens competitivas que uma empresa tem na venda de seus produtos. Sem saber suas margens, um empresário não tem como estipular o preço de venda dos seus produtos. Podemos calcular a versão bruta ou líquida:

Margem bruta = Lucro bruto / Receita líquida x 100
Margem líquida = Lucro líquido / Receita líquida x 100

7 Margem EBITDA

A margem EBITDA é uma sigla, em inglês, para Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization que quer dizer lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.

Este indicador financeiro revela o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem contar com o pagamento de tributos e outros efeitos financeiros. Assim, esse índice fornece as informações sobre o valor e impacto das vendas no caixa.

EBITDA = Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização

Agora que você entendeu quais são os principais indicadores financeiros para analisar na sua empresa, que tal colocar em prática esses ensinamentos na sua rotina empresarial? Deixe seu comentário.