7 indicadores financeiros que todo gestor deveria ficar de olho

Quando um gestor de empresa conhece a fundo o desempenho do seu negócio consegue ter mais clareza e compreender melhor o que cada número significa. Entender o significado de gastos, receitas de vendas, despesas, investimentos e custos dão uma visão mais completa e segura do cenário da sua empresa.
Mas como realizar essa análise? Os indicadores financeiros são métricas e mecanismos que geram informações financeiras importantes para a sua empresa. Eles fornecem um diagnóstico real para que o gestor saiba se está no caminho certo ou se precisa ajustar suas estratégias.
O Inventas reuniu os 7 principais indicadores financeiros que você deve ficar de olho na sua empresa. Confira a seguir.
1 Faturamento
A soma de todas as vendas ou serviços prestados por uma empresa num determinado período se chama faturamento. Este é um dos principais indicadores financeiros para mensurar a saúde financeira do seu negócio. O cálculo pode ser feito uma vez ao mês ou anualmente.
O faturamento avalia o desempenho das vendas e expõe se a empresa está conseguindo gerar caixa suficiente para cobrir seus custos e lucrar. Também funciona como base de cálculo para determinar os impostos que a empresa deve pagar ao governo, dependendo da natureza jurídica e regime tributário.
Existem dois tipos de faturamento que podem ser calculados: o bruto e o líquido. O cálculo do faturamento bruto, é igual a multiplicação do preço de venda do produto ou serviço pelo total de unidades vendidas no período escolhido.
Faturamento bruto = Preço de venda x Quantidade vendida
Quando calculamos o faturamento bruto menos as deduções de vendas e impostos, temos o faturamento líquido.
Faturamento líquido = Faturamento bruto – Deduções de vendas – Impostos
2 Ticket médio
O ticket médio é o indicador financeiro relacionado que vai te mostrar quanto você está faturando por cliente. Ele permite compreender melhor seu negócio e descobrir se sua empresa está vendendo itens de maior ou menor valor e, assim, descobrir se você deve focar sua estratégia mais na quantidade ou na qualidade.
Ticket médio = Faturamento total / Número de vendas do período
De modo geral, o ticket médio é um indicador muito útil para fazer o planejamento de vendas do negócio e entender se é mais vantajoso aumentar o gasto por cliente ou atrair novos clientes, por exemplo.
3 Ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio indica o momento em que a receita líquida da empresa é exatamente igual à soma dos custos e despesas, ou seja, quando o lucro líquido é igual a zero. Ele serve para estimar quanto a organização precisa vender para pagar suas operações sem nenhum prejuízo.
Vale ressaltar que este indicador não é a meta de nenhuma empresa. O ponto de equilíbrio fornece uma referência para descobrir a partir de que ponto a empresa vai começar a dar lucro.
Ponto de equilíbrio = Custos e despesas fixas ÷ Margem de contribuição
4 Lucratividade
A lucratividade indica quanto um negócio verdadeiramente ganhou em relação a tudo o que recebeu. Isso acontece porque, numa venda, o preço cobrado nunca é totalmente destinado à empresa, pois é descontado antes os custos com mão de obra, estrutura, fabricação ou compra.
Este indicador serve para entender a relação entre o valor do lucro líquido e o valor das vendas. A porcentagem resultante do cálculo pode ser usada para avaliar a capacidade da empresa de gerar lucro para sócios e acionistas, além de servir como parâmetro para comparações com a concorrência.
Lucratividade = Lucro líquido / Receita líquida x 100
5 ROI
Um dos indicadores mais populares, o ROI representa o retorno sobre o investimento. Ele é a relação entre a quantidade de dinheiro que você ganha como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido. É através deste indicador que a empresa descobre qual foi o ganho ou perda obtido para cobrir os custos envolvidos na aplicação dos recursos e ainda ter retorno financeiro.
Esse cálculo serve para medir o retorno do valor investido em produtos, serviços, campanhas, treinamentos e qualquer atividade da sua empresa.
ROI = (Ganho obtido – Valor do investimento) / Valor do investimento x 100
6 Margem de lucro
Se você quer saber como determinada marca está atuando no mercado, um indicador fundamental a ser analisado é a margem de lucro. Por definição, é a porcentagem adicionada aos custos totais de um produto ou serviço, formando o preço final da comercialização e definindo a porcentagem de lucro que a empresa terá sobre aquela venda.
É um indicador financeiro que está muito ligado à formação de preços, lucratividade e vantagens competitivas que uma empresa tem na venda de seus produtos. Sem saber suas margens, um empresário não tem como estipular o preço de venda dos seus produtos. Podemos calcular a versão bruta ou líquida:
Margem bruta = Lucro bruto / Receita líquida x 100
Margem líquida = Lucro líquido / Receita líquida x 100
7 Margem EBITDA
A margem EBITDA é uma sigla, em inglês, para Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization que quer dizer lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.
Este indicador financeiro revela o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem contar com o pagamento de tributos e outros efeitos financeiros. Assim, esse índice fornece as informações sobre o valor e impacto das vendas no caixa.
EBITDA = Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização
Agora que você entendeu quais são os principais indicadores financeiros para analisar na sua empresa, que tal colocar em prática esses ensinamentos na sua rotina empresarial? Deixe seu comentário.