7 Dicas de como aliviar o estresse e continuar produtivo

Apesar da agitação ser uma das coisas essenciais para a nossa existência, viver sob pressão com níveis altos de tensões prolongadas, pode ser muito prejudicial à saúde. A longo prazo, os riscos de doenças severas, como a diabetes, câncer, doenças cardíacas, alzheimer, são bem mais prováveis.
Além das doenças psíquicas, como depressão e ansiedade, que atinge, cada vez mais, um número significativo de pessoas em nosso país.
O estresse excessivo aumenta os níveis do hormônio cortisol, resultando no aumento de glicose no sangue, hipertensão, ganho de peso, gastrite e baixa no sistema imunológico.
Por esses motivos é tão importante encontrar maneiras naturais e meios para melhorar o seu bem-estar, proporcionando a si mesmo mais qualidade de vida, e por conseguinte, melhorando a sua produtividade.
Existem muitas formas de como aliviar o stress do dia dia, principalmente se você aderir a hábitos mais saudáveis e atividades que relaxam o corpo e a mente.
Mas, antes de mais nada, é muito importante identificar qual tipo de estresse você está tendo dentro da sua rotina, pois nem todo estresse acontece da mesma forma. Identificando os sintomas, fica mais fácil de reduzir essas cargas e deixar a sua vida mais leve. O estresse são de três tipos:
Tipo 1 Estresse agudo
É o mais comum e está associado a situações momentâneas com motivação específica. Pode ser por conta de um prazo curto, um problema de última hora, uma discussão ou qualquer outra situação que altere o seu estado de ânimo.
A principal característica desse tipo de estresse é a reação instantânea do corpo: tensionamento muscular, pressão nas mandíbulas, sudorese e taquicardia. O efeito é agudo, mas passageiro. Podendo apresentar algumas sequelas posteriores, como dores e cansaço.
Tipo 2 Estresse episódico
Esse tipo de estresse é uma evolução do seu quadro de estresse, é quando o agudo começa a engatinhar com mais frequência em sua rotina de vida ou trabalho. Os sintomas também são mais intensos e da mesma forma, são passageiros.
A diferença é a frequência, como aumenta os picos de estresse, aumentam também as consequências físicas, o indivíduo começa a apresentar estafa, dores musculares com mais frequência.
Tipo 3 Estresse crônico
O estágio de estresse crônico é quando os picos de tensões e sobrecargas já estão fazendo parte da sua rotina. Alguns sintomas físicos começam a ficar mais evidentes, como a falha na memória, cansaço, dores no corpo e na cabeça, noites mal dormidas, ganho de peso, queda de cabelo e problemas estomacais.
Quando o estresse chega a esse nível, é necessário recorrer a métodos para desacelerar a rotina e melhorar a rotina, porque esse tipo de tensão pode causar danos mais graves à vida.
Veja como é possível aliviar as tensões do estresse em sua rotina, ter mais qualidade de vida e continuar produtivo!
Faça exercício de respiração
Outro aliado dos métodos para reduzir o estresse, é o exercício de respiração e saber controlar isso pode te tirar de crises imediatas. O estresse provoca reações no corpo que fogem do nosso controle, como a mudança no ritmo da respiração, aceleração do coração e até mesmo, falta de ar.
Para retomar esse controle, você pode praticar alguns exercícios de respiração como a respiração abdominal, diafragmática ou a compassada. Mas, se você não souber nenhuma dessas, respire profundamente sentindo a expansão pulmonar e solte o ar vagarosamente pela boca.
Isso vai ajudar a desacelerar o ritmo cardíaco provocado pelo estresse. Faça isso sempre que sentir que está saindo do controle.
Pratique alguma atividade física
Se você já se perguntou qual o melhor exercício para aliviar o estresse, saiba que toda e qualquer atividade física é fundamental para reduzir os hormônios do estresse.
Quando o corpo está em movimento, ele libera endorfina, uma substância analgésica que melhora o seu humor, alivia dores e tensões do corpo.
Além disso, praticar uma atividade física tem impacto na melhoria e qualidade do sono, pois proporciona um bem-estar mental e libera energias acumulados ao longo do dia.
Para você que tem uma rotina de trabalho mais extensa e quase não tem tempo para praticar alguma atividade física, saiba que uma caminhada de 20 a 30 minutos é o suficiente para melhorar o seu condicionamento físico, proporcionando alguns benefícios que podem ser percebidos logo nas primeiras semanas.
Por isso, escolha um horário fresco, um local arborizado e silencioso. É muito importante estar em contato com a natureza e ar fresco. Faça a caminhada em um ritmo contínuo e tente manter ela em sua rotina diária.
O mais importante é incluir na sua vida uma atividade que seja prazerosa e que você consiga manter em sua vida.
Proporcione-se momentos relaxantes
É muito importante ter momentos de tranquilidade e isso pode ser proporcionado a si mesmo sem custar muito. Se você não tem condições de se proporcionar uma massoterapia ou um dia no spa, a solução é recorrer a alternativas simples que podem ser feitas em casa.
Tome um banho relaxante depois da sua rotina de trabalho: desligue as luzes do banheiro, acenda umas velas, coloque uma playlist relaxante. Demore-se nesse banho, feche os olhos e se concentre na música. tente não pensar em mais nada, apenas aproveite o momento.
Outra alternativa é fazer um escalda pés. Aqueça uma água e coloque-a em uma bacia grande que caiba os seus pés. Você pode adicionar alguns sais, óleos, ervas ou essenciais, como preferir. Coloque os pés dentro dessa água preparada e deixe até ela perder o calor.
Não se esqueça de colocar uma música relaxante para tornar tudo mais prazeroso.
Pratique a regra dos dois minutos
Como sair do estado de estresse? Você pode praticar o método criado pelo coach Andrew D. Wittman, consiste em uma pausa de 2 minutos sempre que você estiver diante de uma situação de estresse.
Sendo assim, quando você perceber que está na sobrecarga de alguma situação, pare por dois minutos e se concentre em relaxar a mente e o corpo, depois retome.
O objetivo desse exercício é trabalhar a concentração, acalmar as emoções e ter mais autocontrole diante do clima instável. Isso faz com que o seu cérebro aumente a produtividade e você tenha tempo para processar as informações, estimulando o pensamento, aliviando o estresse mental.
Você desvia o foco do problema e canaliza a sua energia na solução.
Crie uma rotina com prioridades
Como ser produtivo no ambiente de trabalho? Comece com esse exercício!
Muitas vezes o estresse vem do acúmulo de tarefas e determinar a prioridade dentre elas, vai te ajudar muito a manter a produtividade no trabalho e em qualquer outra demanda.
Por isso, não procrastine, pegue um bloquinho de papel e liste todas as coisas que você precisa realizar no seu dia partindo da sua prioridade.
Aquilo que for de mais importância, coloque no topo da lista, o que for de menos importância, deixe por último. Isso também te ajuda a ser produtivo no home office. Quando você for cumprindo aquilo que está disposto na lista, marque de alguma forma e veja como isso te ajudará a se sentir mais produtivo.
Mantenha-se disciplinado e comprometido com a sua lista!
Aceite o que está fora do seu alcance
Isso significa aceitar o que não pode mudar, e por mais óbvio que possa parecer, isso não é algo que está no nosso controle. Por isso, tenha em mente que você não tem controle sobre as atitudes de outras pessoas, o que elas falam ou pensam.
Não gaste a sua energia se culpabilizando por coisas que estão fora do seu controle ou que não foram de sua responsabilidade.
Esse hábito de se apegar a pensamentos negativos, gera muita ansiedade, estresse e podem ser nocivos a sua autoestima. Por esses motivos é tão importante entender e aceitar o que está fora do seu alcance, conforme-se! Você vai precisar de toda a energia que deposita no que não vale a pena.
Tenha bons hábitos
Como eu faço para diminuir o estresse? Durma melhor, alimente-se de forma mais saudável, sorria com as pessoas ao seu redor, leia um livro, assista uma série que seja do seu estilo. Faça coisas que você gosta e que trarão um bem-estar.
Tudo isso vai trazer mais leveza, bom humor e ajudará a aliviar a sobrecarga do dia a dia. Além disso, o mais importante de tudo, busque ajuda profissional, ainda mais se o seu estado já for crônico. Terapia e acompanhamento psicológico é a melhor alternativa.
Além dessas dicas, saiba também como aliviar o stress do trabalho
Se você lida com uma rotina de trabalho extremamente cansativa, que exige muita energia e demanda boa parte do seu tempo. É muito importante que você saiba como reduzir o estresse dentro do seu ambiente de trabalho.
Nós temos algumas dicas básicas que podem te ajudar no dia a dia, mas saiba que é sempre bom seguir os passos que inicialmente colocamos nesse texto. Mas, você também pode praticar esses hábitos que te ajudarão muito!
Respeite os seus prazos
Como ser produtivo e organizado? Ter um cronograma de trabalho vai te ajudar muito a manter os prazos em dia. Além disso, produzir com mais qualidade e executar o seu trabalho com excelência. Conhece aquele ditado popular “a pressa é inimiga da perfeição”?
Pois bem, ela não somente é como pode tornar as coisas bem mais complicadas. Por esse motivo, ter organização no seu trabalho vai te poupar de muita dor de cabeça, e principalmente, evitar que as responsabilidades se acumulem.
Além disso, te proporcionará tempo para pensar em alternativas caso o inesperado aconteça.
Diminua o ritmo
Às vezes estamos muito acelerados, queremos resolver todas as coisas e qualquer custo. Por isso é tão importante começar com a organização, para depois desacelerar o ritmo do trabalho, principalmente se você está levando ela para casa.
Sendo assim, desacelere e deixe as demandas do trabalho, apenas no ambiente do trabalho.
Pratique pausas
Principalmente se você trabalha sentado e por muitas horas em frente ao computador. Se esse for o caso, dê algumas pausas, levante, alongue a coluna, as mãos, os braços e o pescoço, caminhe pela sua sala, beba água.
É muito bom também se sentar em uma posição mais confortável, fechar os olhos e descansar a mente por alguns minutos. Como algo durante esse intervalo, respire e aí sim, retorne.
Para ter mais qualidade no seu sono, saiba como aliviar o stress para dormir
Você pode aderir a uma rotina do sono que vai te ajudar a dormir melhor e a reduzir o estresse antes de dormir. É muito simples e você pode usar isso como uma regra diária, certeza que a sua noite de sono será reparadora. Comece:
- Troque a luz branca do seu quarto por uma luz mais confortável e mais suave;
- Desligue o computador 2 horas antes de ir para a cama, trabalho é trabalho e não deve ser levado para o seu descanso;
- Coloque o celular no silencioso e não use mais 1 hora antes do seu sono, é difícil, mas é uma chave mestre;
- Tome um banho relaxante e coloque roupas leves para dormir;
- Leia um livro para relaxar a sua mente;
- Beba um copo de água em temperatura natural.
Com todas essas dicas o seu sono com certeza terá mais qualidade e a sua vida também. Descanse!
Agora, se você quer controlar o estresse agudo, aquele que está em sua rotina diariamente saiba quais são as 3 ações eficientes para diminuir o estresse?
Sabe quando você está diante de uma situação extremamente estressante? E você precisa resolvê-la ou tudo pode apenas piorar? Pois bem, faça essas três coisas todas as vezes que a tensão subir e você estiver exposto a níveis de estresse agudo:
- Respire fundo! Concentre-se em sua respiração. Puxe o ar pelo nariz e solte vagarosamente pela boca. Faça isso até você se acalmar;
- Enquanto fizer o exercício de respiração, tente soltar a musculatura do seu corpo movendo os ombros para trás e depois para a frente. Alongue os braços, as mãos, o pescoço. Tente relaxar enquanto estiver fazendo isso.
- Dê uma pequena pausa, beba uma água, respire, feche os olhos, mentalize coisas boas e só retorne quando estiver mais tranquilo. Essas dicas são infalíveis!